segunda-feira, 12 de julho de 2010

"OS DESAFIOS DA LINGUAGEM"


OS DESAFIOS DA LINGUAGEM NO SÈC. XXI PARA A APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Pedro Demo

Refletindo sobre a fala de Pedro Demo, vemos mais uma vez a questão da necessidade de a Escola estar inserida na realidade e nas atualidades. Infelizmente, ela não tem acompanhado o desenvolvimento do mundo. “A Escola usa a linguagem de Gutemberg de 600 anos atrás”.
Na linguagem de hoje, vemos inserida a “nova mídia”, através da qual as crianças leem o mundo por recursos tecnológicos que as levam a interagir com outras crianças e pessoas, em ambientes de aprendizagem riquíssimos e dotados de imagens, sons, animação, textos; realmente bem atraentes.
Através da tecnologia, a criança constrói sua aprendizagem. O que ela aprende é o que ela vive, e enfrentando desafios que precisam ser resolvidos (muitas vezes, através de bons jogos); por outro lado, “a Escola parece um mundo estranho” – o que oferecemos ainda é a leitura de textos ordenados, cópias, tabuadas e soluções prontas. Parece que insistimos em ver a criança como um depósito a ser preenchido de ensinamentos, como se assim, ela realmente aprendesse.
É realmente necessário mudar a Escola. E não haverá mudança sem que o professor – “a figura fundamental” – compreenda e queira. É claro que devemos ter espírito crítico, já que nem tudo nos é útil; é preciso saber usar as ferramentas tecnológicas na aprendizagem de forma que atinjamos os objetivos educacionais propostos. Para tal, teremos que estudar e discutir mais este assunto, ter a humildade de reconhecer onde paramos e quem sabe até nos “reinventar”, para podermos continuar acompanhando e estarmos dentro de toda essa transformação. Afinal, como diz Pedro Demo: “Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.”

cristina maria sodré

Nenhum comentário:

Postar um comentário