domingo, 11 de julho de 2010

" NÃO ERAM SONHOS"

Reservei este espaço para apresentar uma sugestão de aula às minhas colegas de profissão.
Nível: Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Literatura Moderna ( movimentos de vanguarda)
Duração das atividades:5 aulas de 50 minutos

Dados de aula:
O aluno terá acesso à biografia da artista mexicana Frida Kahlo em sua trajetória de lutas e conquistas, diante de tantas limitações, a qual foi retratada em suas obras "SURREALISTAS".
Sendo assim, o aluno utilizará ferramentas digitais de programas ou softwares de desenho, como o tux paint, paint, writer, internet entre outros.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
É importante que os alunos já tenham conhecimento de trabalhar com o computador e com a internet, que saibam a importância do histórico de vida do artista em relação à sua obra. Também que tenham conhecimento sobre releitura e características que evidenciam uma obra surrealista.

Estratégias e recursos da aula:
O professor iniciará a aula sensibilizando os alunos para a história de vida da artista em questão, abordando os fatos marcantes.

AULA 1: A vida de Frida Kahlo
Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, que naquela época era uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México.
Em 1913, com seis anos, Frida contrai poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida. A poliomielite deixa uma lesão no seu pé direito e, graças a isso, ganha o apelido Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). A partir disso ela começou a usar calças e depois, longas e exóticas saias, que vieram a ser uma de suas marcas pessoais.
Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira.
Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem.
Em 1925, aos 18 anos aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Porém sofreu um grave acidente. Um bonde no qual viajava chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou as costas de Frida, atravessou sua pélvis e saiu por sua vagina. Tal acidente fez a artista ter de usar vários coletes ortopédicos de materiais diferentes, chegando inclusive a pintar alguns deles (por exemplo o colete de gesso na tela intitulada "A Coluna Partida"). Por causa desta tragédia, fez várias cirurgias e ficou muito tempo acamada. Durante a sua longa convalescença ,começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.
Em 1928 quando Frida Kahlo entra no Partido comunista mexicano, ela conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples num estilo propositadamente reconhecido como ingênuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adotava com muita frequência temas do folclore e da arte popular do México.
Entre 1930 e 1933 passa a maior parte do tempo em Nova Iorque e Detroit com Rivera. Entre 1937 e 1939 Leon Trotski vive em sua casa de Coyoacan.
Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista em um ensaio que escreve para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declara mais tarde: "pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade".
Em 1939 expõe em Paris na galeria Renón et Colle. A partir de 1943 dá aulas na escola La Esmeralda, no D.F. (México).
Em 1953 a Galeria de Arte Contemporânea desta mesma cidade organiza uma importante exposição em sua honra.
Alguns de seus primeiros trabalhos incluem o "Auto-retrato em um vestido de veludo" (1926), "retrato de Miguel N. Lira" (1927), "retrato de Alicia Galant" (1927) e "retrato de minha irmã Christina" (1928)
Aqui estão alguns sites para pesquisa:

AULA 2:Leitura e elaboração de texto
Após a leitura de sua biografia, o aluno deverá elaborar e digitar no writer um texto destacando os principais fatos e o que mais lhe impressionou.

AULA 3:Momento de reflexão
Numa roda de leitura, haverá a presentação do texto de cada equipe, onde cada aluno fará uma reflexão, explanando sobre o tema abordado.

AULA 4: Navegando na internet
O aluno deverá acessar os sites disponibilizados para conhecer e apreciar as obras surrealistas da artista, para então fazer uma releitura de uma de suas obras no tux paint.










AULA 5:Apresentação do trabalho
Nesta aula haverá a presentação da criação feita no tux paint, no DataShow em sala de aula, finalizando com uma resenha.

Recursos Complementares:
Cadernos, apostilas, CD ou Pen Drive, computador, internet, sites para pesquisas, impressoras e DataShow.

Avaliação:
A avaliação é processual, acompanhando a confecção desde a primeira aula até a aula final, dando relevância ao envolvimentoe à participação de todos.

Aproveito para destacar aui, uma frase bem significativa de autoria da própria artista:
"...pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria vida," Frida Kahlo

Um comentário:

  1. Eu amo a Frida Kahlo!Não poderia ter feito melhor escolha !Parabéns !!!!!!
    Sua proposta está muito completa !Perfeita!

    ResponderExcluir