segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MÍDIAS NO CONTEXTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA


Boa tarde, colegas!!



Com o tempo, vamos aprendendo, descobrindo as mídias e de repente nos deparamos com a parte lógica, aquilo que estava “na cara” e não víamos.

Depois de outras leituras, fui percebendo que a cada dia devemos aprender mais e mais a utilizar as mídias de forma que não seja para dar um “toque” especial à aula.

Como diz José Manuel Moran, o profissional de hoje deve ser mais flexível e maduro, alguém que não apenas conheça a tecnologia, mas também seja capaz de transformar o espaço escolar, modificar e inovar o processo de ensino e aprendizagem.

O professor dever ver o ensino como um processo que não pode ficar restrito ao espaço da escola, por isso tem que estar conectado com o aluno para que possa interagir quando houver necessidade.

Para que este processo aconteça, as mídias são ferramentas importantíssimas, tendo a famosa “cautela” descrita por Freire.

O principal papel do professor é “ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los” . Se o professor souber envolver os alunos a este aprendizado, com certeza haverá leitores críticos e de autoria.

O papel das mídias na educação é fornecer uma gama de conhecimentos que se interage, se diverge, se completa e conduz o leitor a desenvolver um olhar crítico, capaz de interpretar e solucionar problemas na sua vida.
Através do uso das diversas mídias o aluno se envolve em diferentes linguagens, vivenciando a diversidade de informações que a vida lhe oferece, se tornando um cidadão crítico, autor de sua própria história, capaz de representar, de forma real e cautelosa, os seus pensamentos.

O professor tem que estar atento às transformações, às evoluções e ser continuamente criativo para que haja a integração das mídias na prática pedagógica.



Beijos,

Cristina Maria Sodré

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